As dicas da Marta #2: embrulhar presentes com menos desperdício
O Natal é das alturas que mais gosto no ano. Adoro todos os preparativos, desde a escolha do presente especial para cada familiar e amigo até aos preparativos para a noite de Natal.
Mas sempre me fez muita confusão o desperdício gerado pelo papel de embrulho. É óptima a sensação da surpresa ao abrir cada presente mas a verdade é que recebemos o presente, rasgamos o papel e deitamos fora. Este ano cá em casa vamos tentar (temos várias crianças na noite de natal que podem tornar esta tarefa mais dificil!) ter mais cuidado ao abrir os presentes para reaproveitar o papel para outras ocasiões e quero desafiar-me a embrulhar os presentes de forma mais criativa.
Algumas ideias:
- Usar materiais que temos em casa (restos de tecido, jornais ou revistas, rolos de papel higiénico, papel de embrulho de anos anteriores, …)
- Reutilizar o máximo possível (sacos de papel, caixas de sapatos, frascos de compotas, ….)
- Papel pardo reciclado simples com desenhos ou dedicatórias
- Pode experimentar o Furoshiki, uma tradição japonesa que usa pedaços de tecido quadrados para embrulhar os presentes. Pode utilizar retalhos que tenha lá por casa ou peças de roupa que já não queira!
- Termine os seus embrulhos com pequenos detalhes: uma folha seca, um ramo de um arbusto, uma fita ou qualquer outro elemento alusivo ao Natal.