Portes grátis a partir de 50€ para Portugal Continental

Receber amigos para jantar

As dicas da Marta #3: Receber amigos para jantar

Comida, bebida, amigos, boa conversa – um jantar é, no fundo, uma combinação simples de ingredientes. Receber amigos para jantar não tem que ser um momento de stress.

Se para algumas pessoas organizar um jantar é super fácil, para outras é uma enorme dor de cabeça e nem sabem por onde começar. Planear e organizar são os pontos de partida para que tudo possa correr bem.

Siga as nossas dicas e vai ser um sucesso!

Os preparativos

O ideal é escolher pratos que costuma fazer e que possam ser preparados com antecedência para não ter que estar na cozinha quando os seus convidados chegarem. Se quiser servir uma receita nova não se esqueça de a experimentar na semana anterior.

A escolha do menu depende de quantas pessoas convidou. Se forem muitas pessoas, pode pedir que tragam uma sobremesa ou o vinho e ficar apenas responsável pelo prato principal. A refeição não precisa de ser complicada, especialmente quando tem uma óptima garrafa de vinho para acompanhar!

No dia anterior escolha o que precisa para servir cada prato e deixe tudo preparado: taças e travessas, uma tábua para queijos e entradas e várias taças mais pequenas que podem servir para os aperitivos.

Uma cozinha sem stress

Prepare tudo com antecedência. O ideal é separar todos os ingredientes que precisa numa área da bancada com uma tábua de corte e boas facas. Lave as facas, tábuas de corte e taças acessórias logo depois de utilizar, para que tenha menos coisas para limpar depois da festa.

Há poucas coisas que odeio mais do que ter a bancada cheia de louça suja. Portanto, tento sempre garantir que a máquina de lavar louça está completamente vazia quando a festa começa. Também garanto sempre que o lixo está vazio – não há nada pior do que ter o caixote do lixo cheio durante o jantar.

A decoração e organização da mesa

Receber os amigos para jantar é um momento maravilhoso. E para transformar esse momento em algo inesquecível, é preciso cuidar de todos os detalhes, principalmente da decoração e organização da mesa. O ideal será preparar a mesa na noite anterior.

O centro de mesa é um elemento fundamental em qualquer mesa. Não precisa de ser nada elaborado ou caro. Jarras com flores, castiçais com velas acesas ou uma tábua de frios são algumas alternativas.

Não tenha medo de arriscar, misture padrões e cores. Misturar elementos em tons suaves como o branco ou o cru e os tons naturais como a palhinha e a madeira, resulta sempre bem.

Prepare uma zona de bebidas e aperitivos para a chegada dos convidados com vinho ou um aperitivo e algo pequeno para petiscar. E não se esqueça de colocar jarras ou garrafas de água na mesa.

O ambiente

Use velas e castiçais para tornar o ambiente mais acolhedor e escolha uma lista de música descontraída. Adeqúe a luz ao espaço, iluminando bem a mesa de jantar e deixando o resto da sala com luz ambiente e candeeiros de mesa. A zona da mesa de jantar deve estar bem iluminada mas nunca com luz branca.

Aproveite!

Acenda as velas e coloque a música a tocar. Beba um copo de vinho e reserve um momento para ficar relaxado antes dos convidados chegarem.

Não há nada melhor do que receber amigos para uma noite divertida! Sente-se e relaxe e aproveite esses momentos com os seus amigos e família à mesa de jantar!

Receber amigos para jantar

Reúna as pessoas que mais gosta e organize um jantar inesquecível.

 

Comentário